Qualidade de vida - "É o conjunto de condições objetivas presentes em uma determinada área e da atitude subjetiva dos indivíduos moradores nessa área, frente a essas condições”. (Hornback et alli, 1974). (18)
Qualidade de vida - "São aqueles aspectos que se referem às condições gerais da vida individual e coletiva: habitação, saúde, educação, cultura, lazer, alimentação, etc. O conceito se refere, principalmente, aos aspectos de bem-estar social que podem ser instrumentados mediante o desenvolvimento da infra-estrutura e do equipamento dos centros de população, isto é, dos suportes materiais do bem-estar". (SAHOP, 1978). (18)
Qualidade de vida - "É a resultante da saúde de uma pessoa (avaliada objetiva ou intersubjetivamente) e do sentimento (subjetivo) da satisfação. A saúde depende dos processos internos de uma pessoa e do grau de cobertura de suas necessidades, e a satisfação depende dos processos internos e do grau de cobertura dos desejos e aspirações". (Gallopin, 1981). (18)
Qualidade de vida - "O conceito de qualidade de vida compreende uma série de variáveis, tais como: a satisfação adequada das necessidades biológicas e a conservação de seu equilíbrio (saúde), a manutenção de um ambiente propício à segurança pessoal, a possibilidade de desenvolvimento cultural, e, em último lugar, o ambiente social que propicia a comunicação entre os seres humanos, como base da estabilidade psicológica e da criatividade". (Maya, 1984). (18)
Segundo filósofos, qualidade de vida está ligada ao conjunto dos aspectos que cercam uma pessoa. Basicamente, isso inclui: acesso à saúde, a um ambiente físico saudável, à oportunidade de desenvolver conhecimentos (educação de qualidade), a um bom ambiente social e à possibilidade de realizações pessoais e profissionais.
Nós vemos a sensação de bem-estar ligada à qualidade de vida. Vivemos em busca da felicidade, do conforto e de que achamos o melhor para nós. A qualidade de vida é algo muito pessoal e subjetiva.
Podemos observar isso no poema “O Bicho” de Manuel Bandeira, na qual o autor relata a situação que o homem pode chegar, em sua miserabilidade, ou seja, com uma qualidade de vida totalmente distorcida de acordo com nossos conceitos. É muito fácil encontrar mendigos e andarilhos pelas ruas de São Paulo, na situação descrita no poema.. Para alguns, isso acabou se tornando “normal” na paisagem de uma cidade grande, ao mesmo tempo em que essa visão pode ser extremamente chocante para outros, que não têm muito contato com essa realidade. Certamente este não é a melhor forma de se viver para a maioria das pessoas.
*Imagem feita por Bárbara
Qualidade de vida não está ligada somente às emoções, mas também aos aspectos sociais. Se tivermos em uma boa interação entre as pessoas, também temos um bom ambiente para a estabilidade psicológica e o desenvolvimento da criatividade.
Vendo desse modo, percebemos que para todos terem uma boa qualidade de vida, devemos ajudar uns aos outros. A sociedade ideal, para nós, é aquela que atende a todas as famílias, desde as necessidades básicas até a formação de uma ambiente sociável, interagindo, respeitando e amando o próximo.
Marcadores: e) Qualidade de Vida
1 comentários:
muito bom mesmo hein =D,obrigado
Postar um comentário