Tema: Alienação

quinta-feira, 8 de maio de 2008
Postado por Amantes do Saber

“A alienação é o processo essencial à consciência e pelo qual ao observador ingênuo o mundo parece constituído de coisas independentes uma das outras, e indiferentes à consciência”. Hegel

“A alienação é uma situação resultante dos fatores materiais dominantes da sociedade e por ele caracterizada, sobretudo no sistema capitalista, em que o trabalho do homem se processa de modo que produza coisas que imediatamente são separadas dos interesses e do alcance de quem as produziu, para se transformarem em mercadorias.” Carl Marx

O termo alienação pode ter vários sentidos. Segundo Hegel, alienação é algo essencial à consciência, onde o “alienado” não vê o mundo como um todo, mas sim como vários elementos independentes. Em outra citação ele fala sobre alhear-se da própria consciência e é esse o foco do nosso ponto de vista. Seguindo a mesma ideologia de Marx, acreditamos que o conceito de alienação está relacionado a um estado mental, onde a pessoa age sem saber das coisas (até mesmo sem saber que não sabe de tal coisa) e não tem consciência dos problemas sociais e políticos, além de outros.


O fator principal deste acontecimento é o capitalismo, onde os meio de comunicação (controlados pelas classes dominantes) manipulam a idéia das massas. Marx ainda complementa o caso do operariado no regime capitalista, na qual todos os benefícios da produção da mercadoria são voltados à uma única pessoa, o dono da empresa, e o trabalhador apenas fabrica objetos com o auxílio de máquinas.

A alienação se dá, além do sistema político econômico atual, pela mídia e pelo desenvolvimento tecnológico. Eles são criadores de vários ideais que são seguidos pela sociedade por causa deste estado de controle do povo, criam e vendem inúmeras invenções, distraindo a atenção das pessoas do verdadeiro problema: que é a consciência de que poderiam estabelecer sua própria vida, estabelecer o que lhes é realmente necessário e tomar suas próprias decisões, sem seguir inconscientemente as “regras” expostas nos meio de comunicação.

Deste modo podemos perceber que, muitas vezes, o alienado se forma através da falta de informação, sem se impor à frente dessa manipulação. Infelizmente, o domínio da informação é tão grande e já está tão firmado na sociedade atual, que as pessoas acreditam em tudo o que é exposto pelas maiores redes de televisão, pelas mais influentes revistas, que distorcem os fatos, direcionando a um único ponto de vista. É claro que tudo isso se dá em função de obter lucro e perdurar seu monopólio.

1 comentários:

Anônimo disse...

é com k que se escreve, é Karl Marx.